Notícias
 

Construtora não pode cobrar IPTU e condomínio antes da entrega das chaves

05/08/2018


O juiz de Direito Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª vara Cível Central de SP, condenou uma construtora a devolver os valores recebidos em virtude da cobrança de IPTU e despesas de condomínio antes mesmo da entrega das chaves dos imóveis aos compradores. O magistrado ainda declarou abusivas as cláusulas contratuais firmadas pela construtora com os clientes nas quais as taxas eram cobradas.

t

A ação civil foi ajuizada pelo Ministério Público, que requereu a nulidade das cláusulas que previam a cobrança de despesas de condomínio, taxas pela anuência de incorporadora, e IPTU antes mesmo da entrega das chaves dos imóveis aos compradores.

Ao analisar o caso, o juiz Guilherme Ferreira da Cruz considerou que a cobrança das taxas implica desvantagem exagerada para o consumidor, "isto porque, até o pagamento integral do preço e a entrega da posse direta, o imóvel ainda integra o patrimônio da empresa, que pode até uma vez resolvido o ajuste primário, mesmo em sede liminar vender novamente a unidade".

O magistrado considerou ainda que a expedição do habite-se não se confunde com a entrega do imóvel, "seja porque a caracterização contratual de que a obra se encontraria concluída pela obtenção do habite-se é abusiva", e considerou que não há responsabilidade tributária para o consumidor antes do exercício da posse.

"É evidentetambém e para o consumidorque não há ônus tributários e/ou de condomínio sem exercício de posse20, pouco importando a existência de disciplina contratual diversa, nitidamente abusiva21, e/ou a obtenção do habite-se ou a instalação formal da universalidade; aliás, segundo a jurisprudência do STJ, as despesas de condomínio e IPTU são de responsabilidade da construtora até a entrega do imóvel ao adquirente."

Com isso, o magistrado declarou abusivas e nulas as cláusulas contratuais que estabelecem o pagamento das taxas e impôs à construtora as obrigações de não executar as cláusulas e de devolver os valores recebidos em virtudes delas com correção monetária dos pagamentos dos clientes e acrescidos de juros de mora de 1% ao mês.




Fonte: Site Migalhas (http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI284986,11049-Construtora+nao+pode+cobrar+IPTU+e+condominio+antes+da+entrega+das)

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
9492 Repita ao lado:
redesp_facebook.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.png
Notícias
Home Office em ascensão: Cresce procura por Imóveis residenciais!
[+] saiba mais
Mercado imobiliário em 2019: O que esperar?
[+] saiba mais
Venda de imóvel usado cresce 38,52% na cidade de São Paulo
[+] saiba mais
Construtora não pode cobrar IPTU e condomínio antes da entrega das chaves
[+] saiba mais
 
Quais tipos de imóveis vocês tem?
Notícias
Parceiros
Simulação de Financiamento
Correspondente Bancário
 
Não achou o
seu imóvel?
 
Informe as características
do imóvel que deseja.
Venda o seu
imóvel conosco
 
Oferecemos o melhor suporte para a venda do seu imóvel.
Atendimento
Personalizado
 
Entre em contato com a gente para que possamos ajudar.
icone-whatsapp 1
 
DOMANDA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS LTDA

CRECI J 32052
São Paulo/SP
Brasil

 
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias
Sobre Nós | Pesquisa Completa | Vender Meu Imóvel | Notícias | Parceiros | Fale Conosco
(11) 97965-1061 / (11) 3895-2281